MUDANDO REALIDADES.
Por Nágila Aguiar Marques, RU: 1790095
Polo – Vacaria/RS
Data: 10/09/2017
Fonte:@ Robert Kneschke
Há muitos anos um dos assuntos principais no mundo é a inclusão. Inclusão de todas as minorias desde homossexuais, toda a população LGBT, inclusão e igualdade entre as etnias (negros, pardos, indígenas e etc.) inclusão e tolerância entre as mais diversas religiões, a inclusão e igualdade de gênero e também a inclusão de pessoas deficientes. A grande maioria dos países se esforçam muito com leis de incentivo programas sociais, campanhas locais e muitas mudanças no nosso meio ambiente para que cada vez mais as pessoas estejam inclusas em nossa sociedade.
Porém a realidade ainda precisa ser mudada, pois muitas coisas só existem no papel e as minorias ainda sofrem diversas coisas desumanas em seu dia-a-dia como a exclusão. Um exemplo disso são os deficientes que apesar de alguns lugares já estarem adaptados para recebê–los na maioria dos outros não existe espaços acessíveis, estes não estão preparados e adequados para receber estas pessoas, a grande maioria dos lugares não têm estrutura física para receber um cadeirante por exemplo. Os ambientes não possuem rampas de acesso, corrimões e pessoas capacitadas para fornecer informações e a ajuda necessária para estas pessoas, até mesmo dentro da maioria das salas de aula não existe a estrutura para receber estes cidadãos.
Estas realidades precisam ser mudadas, uma forma de atingir este objetivo são os aplicativos de celular e softawares. Atualmente existem diversos aplicativos de que ajudam a construir um mundo com mais inclusão. Estes ajudam pessoas deficientes a serem e se sentirem mais inclusas nas realidades de nossa sociedade um exemplo de aplicativo desses é o Charity Miles que apesar de não ter um impacto direto no cotidiano de pessoas com deficiência ele reverte atividades físicas como corridas, caminhadas e esportes em dinheiro para instituições de caridade que ajudam na inclusão de deficientes e pessoas com algum tipo de doença, assim transformando a realidade destas. Este é um aplicativo que pode ser usado em sala de aula em disciplinas como Educação Física e na disciplina de Inglês, pois o aplicativo ainda não foi traduzido para o português para reverter atividades que nos ajudam a prender e estimulam nossas capacidades físicas e mentais a ajudarem outras pessoas.
Outro aplicativo que pode ser usado para a inclusão de pessoas deficientes é o Hércules e Jiló este aplicativo é usado em sala de aula para crianças com deficiência intelectual e tem como objetivo ensinar as ciências naturais para alunos com déficit cognitivo moderado. Produzido pela Universidade de Brasília o aplicativo possui jogos com diversas contextualizações psicopedagógicas onde o professor pode participar e interagir com o aluno.
Na prática este aplicativo funciona muito bem, diz a professora Maria Lurdes, que ensina a disciplina de Ciências para o sexto ano de uma escola pública no RS. Segundo ela, o aplicativo ajudou muito nas aulas, a conseguir entender e trabalhar melhor com o seu aluno Ricardo de 11 anos que tem déficit cognitivo, a professora baixou o software e começou a trabalhar com a turma, por meio de jogos disponíveis no aplicativo. A turma adorou a aula inovadora e moderna e Ricardo conseguiu aprender com muito mais facilidade.
O Hércules Jiló é um ótimo exemplo de aplicativo que pode ser usado nas séries inicias e até na segunda etapa do ensino fundamental para ajudar alunos com dificuldade em aprender assim deixando-o incluso com os conteúdos aplicados como também incluso com os colegas, professores e o ambiente escolar.
Estes aplicativos aqui citados estão todos à disposição de nossa sociedade para melhorar e ajudar a criar um ambiente escolar e social muito mais globalizado, acessível e incluso para todos. Portanto estas ferramentas precisam ser usadas pelos professores e pessoas que sentem empatia pelo outro, bondade e principalmente vontade de mudar o mundo.
Por Nágila Aguiar Marques, RU: 1790095
Polo – Vacaria/RS
Data: 10/09/2017
Fonte:@ Robert Kneschke
Há muitos anos um dos assuntos principais no mundo é a inclusão. Inclusão de todas as minorias desde homossexuais, toda a população LGBT, inclusão e igualdade entre as etnias (negros, pardos, indígenas e etc.) inclusão e tolerância entre as mais diversas religiões, a inclusão e igualdade de gênero e também a inclusão de pessoas deficientes. A grande maioria dos países se esforçam muito com leis de incentivo programas sociais, campanhas locais e muitas mudanças no nosso meio ambiente para que cada vez mais as pessoas estejam inclusas em nossa sociedade.
Porém a realidade ainda precisa ser mudada, pois muitas coisas só existem no papel e as minorias ainda sofrem diversas coisas desumanas em seu dia-a-dia como a exclusão. Um exemplo disso são os deficientes que apesar de alguns lugares já estarem adaptados para recebê–los na maioria dos outros não existe espaços acessíveis, estes não estão preparados e adequados para receber estas pessoas, a grande maioria dos lugares não têm estrutura física para receber um cadeirante por exemplo. Os ambientes não possuem rampas de acesso, corrimões e pessoas capacitadas para fornecer informações e a ajuda necessária para estas pessoas, até mesmo dentro da maioria das salas de aula não existe a estrutura para receber estes cidadãos.
Estas realidades precisam ser mudadas, uma forma de atingir este objetivo são os aplicativos de celular e softawares. Atualmente existem diversos aplicativos de que ajudam a construir um mundo com mais inclusão. Estes ajudam pessoas deficientes a serem e se sentirem mais inclusas nas realidades de nossa sociedade um exemplo de aplicativo desses é o Charity Miles que apesar de não ter um impacto direto no cotidiano de pessoas com deficiência ele reverte atividades físicas como corridas, caminhadas e esportes em dinheiro para instituições de caridade que ajudam na inclusão de deficientes e pessoas com algum tipo de doença, assim transformando a realidade destas. Este é um aplicativo que pode ser usado em sala de aula em disciplinas como Educação Física e na disciplina de Inglês, pois o aplicativo ainda não foi traduzido para o português para reverter atividades que nos ajudam a prender e estimulam nossas capacidades físicas e mentais a ajudarem outras pessoas.
Outro aplicativo que pode ser usado para a inclusão de pessoas deficientes é o Hércules e Jiló este aplicativo é usado em sala de aula para crianças com deficiência intelectual e tem como objetivo ensinar as ciências naturais para alunos com déficit cognitivo moderado. Produzido pela Universidade de Brasília o aplicativo possui jogos com diversas contextualizações psicopedagógicas onde o professor pode participar e interagir com o aluno.
Na prática este aplicativo funciona muito bem, diz a professora Maria Lurdes, que ensina a disciplina de Ciências para o sexto ano de uma escola pública no RS. Segundo ela, o aplicativo ajudou muito nas aulas, a conseguir entender e trabalhar melhor com o seu aluno Ricardo de 11 anos que tem déficit cognitivo, a professora baixou o software e começou a trabalhar com a turma, por meio de jogos disponíveis no aplicativo. A turma adorou a aula inovadora e moderna e Ricardo conseguiu aprender com muito mais facilidade.
O Hércules Jiló é um ótimo exemplo de aplicativo que pode ser usado nas séries inicias e até na segunda etapa do ensino fundamental para ajudar alunos com dificuldade em aprender assim deixando-o incluso com os conteúdos aplicados como também incluso com os colegas, professores e o ambiente escolar.
Estes aplicativos aqui citados estão todos à disposição de nossa sociedade para melhorar e ajudar a criar um ambiente escolar e social muito mais globalizado, acessível e incluso para todos. Portanto estas ferramentas precisam ser usadas pelos professores e pessoas que sentem empatia pelo outro, bondade e principalmente vontade de mudar o mundo.
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