APLICATIVO AUXILIA NA
ALFABETIZAÇÃO E NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Por Cassiane Giacomelli – 1733847
Liane Maurer Zancanaro – 1702236
Patrícia Dallegrave de Lima - 1733842
PAP – Caxias do Sul
11/09/2017
No município de Caxias do Sul, RS, um projeto está promovendo a alfabetização, inclusão e valorização dos estudantes com deficiência através da utilização do aplicativo “Ler e Contar”. A professora Valentina Ribeiro, do Colégio Estadual Imigrante, iniciou o uso dessa tecnologia com os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro trimestre do ano de 2017. As atividades foram realizadas no laboratório de informática da escola por meio de tablets.
O aplicativo “Ler e Contar” foi criado especialmente para crianças de 4 à 9 anos com uma interface muito simples e agradável. Possui o alfabeto completo falado em português, os números de 0 à 20 e as formas geométricas básicas, além disso contêm exercícios para as crianças aprenderem a escrever as letras, os números e desenhar as formas geométricas. Através das atividades, é possível trabalhar também alfabeto na língua de sinais, o som e nome dos animais, o nome das principais cores com ilustrações e o som e nome dos instrumentos musicais.
A Educação Especial é uma modalidade transversal de todos os níveis que visa promover o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência. É responsável pela organização e oferta dos recursos e serviços que promovam a acessibilidade, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiências.
A presença cada vez maior de estudantes com alguma deficiência no sistema educacional está obrigando as escolas adaptarem seus conceitos pedagógicos. O aplicativo “Ler e Contar’ pode ser utilizado com crianças autistas, síndrome de down, deficiência auditiva e deficiência intelectual. Na turma da professora Valentina há um estudante com deficiência intelectual, assim o uso desse aplicativo auxiliou o estudante a reconhecer as letras, cores, números e sequências numéricas, animais e instrumentos musicais. Proporcionou, também, a ideia de adição e subtração.
Segundo a professora, o aplicativo é muito vantajoso e um bom aliado pedagógico. Ele é interativo, prático, fácil e ilustrativo. Há necessidades de realizar aprimoramentos em algumas atividades, por exemplo, o jogo de memória precisa a ampliação das imagens e as atividades relacionadas à identificação dos números poderia ter a sequência numérica completa até o 100.
Projetos como o da professora Valentina fazem a diferença! É necessário investir em uma pedagogia que estimule o desenvolvimento de competências para o processo inclusivo.
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