sexta-feira, 1 de setembro de 2017

JOGOS ELETRÔNICOS COMO ALIADO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Por: Roberta Marques Pereira, 1953544.
        Margarete Teixeira Cabrun, 1404417.
        Fernanda Jardim, 1905186.

Polo: Vacaria (RS).

Data: 30/08/2017.

 Fonte: Band Amazonas

A procura de uma solução para que pudesse evoluir na educação de alunos com laudo de deficiência, a professora de telecentro Lidiane Lins, da Escola    Municipal André Vidal de Araújo, em Manaus, resolveu efetivar o uso de jogos eletrônicos dentro da sala de aula como ferramenta de ensino.

A utilização deste instrumento vem causando um impacto positivo nas aulas, contribuindo para a evolução desses alunos. O planejamento das aulas é elaborado com atividades de variados tipos de jogos, selecionados para os estudantes do ensino público.

A empregabilidade desta tecnologia assistiva em unidades escolares, com alunos do ensino fundamental ao ensino médio, vem sendo utilizada por todas as áreas disciplinares, especialmente nas aulas de Educação Física, onde possibilita uma melhora no desempenho dos alunos, com a aplicação de jogos de raciocínio, competição, cooperativismo e jogos que exigem a coordenação motora dos jogadores, tendo como resultado o desenvolvimento progressivo e a  inclusão social de alunos com deficiência física, cognitiva e auditiva.

Através do link (https://youtu.be/6cyQbqmUD-4) mostra-se a utilização da ferramenta implantada pela professora Lidiane em sala de aula, assim como outros professores já fazem o uso do mesmo, também  em outras regiões do país. Nestas práticas  são utilizados aparelhos, tais como: Kinect para Xbox e PS4, tecnologias que permitem aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a utilização do controle, com a prática de jogos de dança, aventura, esporte, entre outros.

Um dos pontos fracos para o pleno desenvolvimento desta tecnologia voltada para a educação está diretamente ligado à falta de recursos das unidades escolares e a falta de  incentivo por partes dos governantes e capacitação dos profissionais ligados nessa área.

Mostra - se que o uso desse aparelho é devidamente eficaz contribuindo para o pleno desenvolvimento e inclusão dos alunos com deficiência no contexto  escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário