terça-feira, 12 de setembro de 2017

MiniMatecaVox auxilia deficientes visuais no aprendizado da Matemática

Cassiana de Vargas Boeira Velho, RU-721746
Larissa Alves Duarte Rohde, RU-1366319
Polo – Vacaria-RS
14/09/2017

Fonte:Aplicativo MinimatecaVox pretende ajudar crianças no aprendizado de matemática (Foto: Antoninho Perri / Unicamp)
Há algum tempo atrás ter algum tipo de deficiência era sinônimo de exclusão, impossibilidade, estagnação, com o passar do tempo e muitas vezes o esforço do deficiente, foi sendo entendido que deficiência na realidade é sinônimo de superação. Hoje em dia temos várias oportunidades de inclusão e em diversas áreas como: educação, esporte, mercado de trabalho, cultura e no convívio social. Podemos observar ao longo da história o quanto este processo de inclusão, na vida do deficiente é lento e exige persistência, inclusive da parte da família e dos educadores, pois a pessoa com deficiência necessita de ajuda e auxilio em todo lugar e de todas as pessoas.  A exemplo disso temos a realidade encontrada em sala de aula de um professor de ensino fundamental na cidade de Campinas- São Paulo, Henderson Tavares de Souza, ele faz curso de engenharia da computação na Unicamp e criou um aplicativo chamado MiniMatecaVox “que é um aplicativo que faz a leitura de cada tecla digitada pela criança e traduz em som para que seja possível saber o que esta sendo escrito pelo teclado do computador. ”
O MiniMatecaVox é um “sistema que contempla o conteúdo de matemática do primeiro ano do ensino fundamental são 20 aulas com 300 atividades. Ele auxilia crianças com deficiência visual a aprender matemática. Este aplicativo é de grande importância, pois ajuda crianças de idade entre 6 a 8 anos que estão em fase inicial e descobertas no ambiente escolar conseguir aprender a realizar atividades simples desta disciplina como efetuar contas de adição, subtração, multiplicação e divisão e pequenos problemas. A ferramenta poderá ser utilizada dentro de um programa já conhecido e muito usado por deficientes visuais, o Dosvox, que permite a realização de tarefas variadas por meio da voz, com isso o MiniMatecaVox se utiliza de perguntas em áudio para ensinar alunos a entender a disciplina de forma lúdica nas aulas com professores e também pode auxiliar no dever de casa no ambiente familiar. O programa vai fazer perguntas de áudio. Quantos dedos há em sua mão direita? E o professor aproveita para orientar, ensinar a noção de direita e esquerda, por exemplo. A resposta é pelo teclado e um aviso com voz humana diz se o aluno acertou ou não.”
            Até então não havia um programa que auxiliasse crianças deficientes visuais a terem esta compreensão melhor de cálculo. O auxílio que existia era na leitura como livros em braile, estendidos no formato digital e em áudio, e o sistema Daisy, que é um arquivo de áudio que narra o texto escrito. É possível perceber os reflexos na vida de alunos com esta faixa etária que provavelmente não estavam conseguindo ter uma compreensão plena destes primeiros cálculos por falta de um recurso que os aproximasse deles, além disso, o quanto proporcionará condições para que estes possam continuar ampliando seus conhecimentos matemáticos por terem recebido uma boa base. O professor Souza pretende continuar desenvolvendo e aperfeiçoando este software e com isso trará o respaldo para esta possibilidade.
Com o aumento e o surgimento dessas ferramentas e tecnologias os cidadãos e futuros educadores tem uma nova esperança em relação a inclusão, pois percebem que está ocorrendo um progresso e um avanço neste objetivo que toda criança e adolescente independente de sua situação ou deficiência tem direito de estudar e aprender. Pois com este avanço o aluno fica mais fascinado e interessado em aprender, e com o acesso a essas tecnologias fica mais fácil criar estratégias para tornar o aprendizado mais eficaz e com isso será possível novas oportunidades e qualidade de vida a estas crianças e adolescentes que estão em fase de alfabetização e construção de seu futuro profissional.
           Diante de tantas informações e recursos que vem surgindo a cada dia, estes aplicativos e ferramentas que dão acesso a inclusão faz com todos precisem se reinventar, adaptar e buscar novas formas e maneiras de auxiliar e promover a possibilidade para inserir estas ferramentas para favorecer a quem necessita utiliza-los, sendo desta forma incentivar, apoiar e buscar apoio para fornecer destas ferramentas aos incluídos. Com isto entende-se é possível aproximar-se um pouquinho mais, do sonho de tratar a todos com igualdade independente de sua condição. 

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