Por: Felipe Carozzi Leandro RU: 1794429
Polo – Vacaria
Data: 13/09/2017Fonte: Google imagens
Um aplicativo gratuito em português, espanhol e inglês que tem como função a leitura de livros digitais que foi apresentado na 23ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo pela Fundação Dorina, titulado como DDreader. O aplicativo permite que os livros possam ser lidos por uma voz do sistema. Com uma versão para computadores já consagrada, o sistema Android, foi aceito com maior facilidade pelo publico, fato esse que contribuiu ainda mais para a difusão da proposta, permitindo que mais pessoas possam ter acesso a livros adaptados em qualquer lugar e na hora que desejar.
Entre os principais recursos do aplicativo estão o acesso a todos os comandos por toque, que no caso quando tocado o aplicativo faz a leitura do comando e o realiza, fazendo assim a leitura de palavras, expressões, índice e números da página.
Os livros podem ser encontrados em bibliotecas online para a realização do download dos livros sem nenhum custo nas maiorias das vezes. Com um objetivo claro a interface foi feita para atender e auxiliar as necessidades dos alunos com deficiências visuais.
O Aplicativo oferece vários benefícios entre eles:
- 3 idiomas: Português, Espanhol e Inglês.
- Tem um modo acessível e fácil de funcionar.
- É um aplicativo com pouca memoria usada do celular, ou seja qualquer celular com android ou ios pode adquirir.
A navegação pelo aplicativo é muito simples, a tela é dividida em seis quadros, cada um responsável por uma função ao tocar em cada área a ação pela qual ela é responsável é falada em voz alta por uma voz do sistema, o que ajuda as pessoas cegas a se orientarem.
O mais interessante do aplicativo que ele pode atender alunos do ensino fundamental ate o ensino médio e em diversas disciplinas, como na disciplina de português, geografia, historia essas que são as disciplinas que mais utilizam livros em aula, assim ajudando os alunos com deficiências visuais a conhecerem diferentes livros literários e didáticos.
Com o objetivo de facilitar a leitura de pessoas com dificuldades para enxergar ao permitir a leitura narrada de um texto com a ajuda de aplicativos específicos, os alunos conhecem uma grande e expansiva diversidade de leituras, o aluno deficiente visual é incluído no meio social e escolar o programa permite que pessoas com parcial ou total ausência de visão tenham acesso a obras digitais por meio de smartphones e tablets de forma gratuita.
O aplicativo permite ler com os dedos e os ouvidos, facilitando ainda mais o acesso à leitura para as pessoas com deficiência visual. Com ele, além da facilidade do transporte de livros, mantem-se as vantagens do livro digitais, possibilitando abranger a educação e a informação a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário