segunda-feira, 4 de setembro de 2017

sem fronteiras tecnologia educacional: auxiliando na inclusão

SEM FRONTEIRAS TECNOLOGIA EDUCACIONAL AUXILIANDO NA INCLUSÃO

Adaiane Deon Bertholdo, 1793799
Fernanda Souza Silva, 1799033
Vacaria
04/09/17




Escolas de várias regiões tem realizado parceria com a empresa Sem Fronteiras Tecnologia educacional. A proposta do Sem Fronteiras na Educação é a formação integral do aluno: “preparamos alunos para serem melhores cidadãos, para tomarem boas decisões, serem críticos, fazerem análises e boas escolhas”.
“A fluência das crianças de hoje na tecnologia é uma oportunidade que as escolas têm para aumentar o interesse dos alunos nos estudos, trabalhar valores, revisar os diversos conteúdos e utilizar as ferramentas digitais de forma intuitiva e lúdica. Já se tornou impossível dissociar educação de tecnologia. As novas gerações estão definitivamente conectadas e familiarizadas com computadores, celulares e tablets. Cabe à escola oferecer recursos para que esse interesse natural se converta em aprendizado”, frisou Jaime Nunes Ramis, representante da Sem Fronteiras – Tecnologia Educacional.
Estudos atuais mostram que a tecnologia auxilia no processo de ensino aprendizagem de alunos com dificuldades.
“A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa” Portal do Professor.

O educador necessita buscar ferramentas eletrônicas para atender à necessidade e a curiosidade dos educandos. São necessárias novas competências e atitudes para que o processo ensino-aprendizagem seja significativo. O Sem fronteiras tecnologia educacional, tem vários atrativos de som, cor e imagens e trabalha em prol da aprendizagem como veremos abaixo.
O programa Sem fronteiras oferece duas plataformas, que podem ser utilizadas em sala de aula com educandos com dificuldades de aprendizagem, os conteúdos são variados e podem ser trabalhos nas mais variadas disciplinas, englobando estudantes do pré-escolar até o 5º ano.
A “Sabichinhos” para crianças que cursam o Infantil V da Educação Infantil e a “ABC Digital”, para alunos de 1º ao 5º ano, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e classes especiais. De acordo com a assessora Vanessa existem mais de cinco mil opções digitais para apresentação diferenciada dos assuntos da grade curricular, os quais devem ser usados após um planejamento da aula.
Na Educação Infantil “sabichinhos”: desenvolve habilidades como falar, ler, escrever, pensar, perguntar e responder a perguntas; promove as experiências de convivência e a relação das crianças com aspectos culturais, para construção das diferentes linguagens; possibilita as diversas tentativas e estimula a criança a aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, por meio de reforços assertivos.
Para as séries iniciais “ABC Digital”, tem como finalidade: Gerar reflexão sobre valores, para formação do aluno para a vida e a cidadania; Trabalhar o conteúdo curricular de forma estimulante, lúdica e inovadora; Integrar alunos e professores ao ambiente digital e às novas linguagens da Tecnologia.
            Esta é uma opção que se encontra em algumas escolas e que de acordo com relatos tem trazido grandes progressos para os educandos especialmente para aqueles com dificuldades de aprendizagem. Novos tempos, novos métodos e o Brasil aderindo a tecnologia educacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário