COMO UMA PRANCHA PODE LIBERTAR MUITAS VIDAS
Conheça o aplicativo que está dando voz ao silencio
Conheça o aplicativo que está dando voz ao silencio
Por Alexsander Weber Heger, RU 1725342
Polo – Caxias do Sul / RS
Data 05/09/2017
Fonte:
http://intervox.nce.ufrj.br
Um
grupo multidisciplinar de profissionais e especialistas se uniu com um único
objetivo, dar voz ao silencio de muitas crianças, jovens e adultos. Trata-se de
uma plataforma digital que está levando novos conceitos e significados nas
relações familiares, educacionais e de sociedade.
O projeto SCALA (Sistema
de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo),
desenvolvido para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência de
comunicação. Trata-se de uma plataforma online de Comunicação Alternativa e
Aumentativa (CAA), disponível em três línguas.
O acesso ao projeto e plataforma
está no scala.urfgs.br por via de computadores tabletes e celular, utilizando
como ferramenta de apoio na educação inclusiva para pessoas com deficiências na
comunicação gestual, oral, escrita e principalmente o autismo que não tenha
alcançado expressão oral.
Como e por que essa
notícia é muito importante?...
Veja abaixo:
O censo de 2010 comprova
um número expressivo de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil,
somente na região de Caxias do Sul 23,98% de toda população possui algum tipo
de deficiência permanente. A importância do Scala nesse momento se torna
imensa, pois o aplicativo será o elo de ligação na experiência entre alunos,
pais, professores e comunidade.
A professora Renata
Werner, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Alvares Cabral vai
relatar como funciona tudo isso.
- Aqui na escola
utilizamos o aplicativo nas aulas de faz de conta e nas de atividade produtivas,
pois possuímos mais de 03 alunos entre sete e onze anos com necessidades
especiais. Sabemos que o aplicativo pode ser utilizado para Paralisia Cerebral,
Transtorno do Espectro Autista, Afasia, Microcefalia, Esclerose Lateral
Amiotrófica, Síndrome de Down, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros.
O aplicativo possui
pranchas, narrativas visuais, varreduras e áudios para personalização de
vocabulário, construção de frases e criação de histórias, retorno visual e
sonoro, interface minimalista e intuitiva pelos ícones de objetos e ações com a
sugestão de pictogramas.
Dessa maneira conseguimos
construir a aula de acordo com a necessidade do aluno para que ele consiga
obter dentro desse ambiente as sinapses e cognição para atingir o resultado da
comunicação e do que deseja. Com o acesso a comunicação, o aluno se apropria de
signos culturalmente produzidos e passa a interagir, com isso se aproxima através
de seus sentimentos e constrói sua personalidade, sua singularidade, passando a
usufruir do conhecimento produzido historicamente e tem a oportunidade de
deixar sua contribuição também nesse processo.
Aqui somos apenas os
facilitadores nessa conexão com os signos e linguagem. O aplicativo nos passa
esse poder de levar a voz ao silencio.
Por se tratar de uma
plataforma gratuita, isso facilita também a interação dos pais nesse projeto,
onde também podem criar um ambiente mais adequado para as relações com seus
filhos. Além disso, a plataforma disponibiliza cursos a professores, pais e
interessados em mudar sua mentalidade, postura e comportamento na comunicação e
relação com portadores de necessidades especiais.
A única desvantagem
percebida continua sendo o acesso aos recursos físicos e digitais, como
computadores, tablets, smartphones, sinal aberto de internet para escolas e
famílias com portadores de necessidades especiais.
Estruturas de salas
inversas, necessárias para a evolução dessas pessoas, tanto quanto na escola e
também em seus lares. Além de a própria estrutura das escolas para receber a
comunidade e também treinamentos adequados e bem direcionados a todos os
envolvidos no processo dessa nova sociedade.
“Para as pessoas, a
tecnologia tornas as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia
tornas as coisas possíveis. ” (Radabaugh, 2001, p.13)
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