segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A tecnologia em prol da inclusão social

A tecnologia em prol da inclusão social
Por Graziele Cristina Link Martens RU 1406105
       Beatriz Oliveira Dornelles  RU 1395822
Pólo – Caxias do Sul
Data 10/09/2017
Fonte: Aplicativo Que-Fala
     Que-fala é um novo aplicativo criado como forma de comunicação alternativa para usuários surdos e falantes.
     È uma tecnologia assistiva onde usuários podem se comunicar diretamente pelo equipamento sem precisar de intermediários.Assim uma pessoa com dificuldades na fala pode utilizar seu smartphone ou tablet para se comunicar em qualquer lugar. O aplicativo dá voz a quem não tem.
       Além de ter um uso fácil e simplificado, o aplicativo é bem versátil e personalizável, pois o usuário pode montar sua própria prancha digital, com as palavras que mais utiliza no dia-dia. Esta prancha ao ser teclada pelo usuário, manifesta-se através de ícone com imagem e emite o som da palavra.
      Os ícones de imagem podem ser criados pelo usuário, podendo inclusive utilizar fotos próprias para personalizar.
      O aplicativo é gratuito ao usuário e é compatível com sistema Android. Pode ser usado tanto no smartphone como no tablet. Nesta última opção sua visualização se torna mais fácil e ampla.
       Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, o aplicativo tem sido utilizado em sala de aula desde o início do ano, auxiliando uma aluna surda e outro aluno com deficiência mental. Segundo a coordenadora da unidade escolar, notou-se uma grande evolução desde que o aplicativo passou a ser usado, pois estas crianças puderam se integrar e tiveram mais facilidade em socializar com os colegas e professores, além de resultar em um desempenho melhor de aprendizagem.
    Este aplicativo assim como outros que estão sendo criados, vem para auxiliar na inclusão social de pessoas com necessidades especiais e também para atender a novas demandas de mercado. As empresas tem procurado e financiado aplicativos como este para facilitar sua comunicação com clientes que possuam deficiência.
     Desta forma, o aplicativo facilita tanto a vida da pessoa com dificuldade de comunicação quanto ao ouvinte, intermediando o diálogo entre ambos.

     É a tecnologia em prol da inclusão de pessoas com necessidades especiais, mostrando que através de ferramentas bem desenvolvidas é possível integra-las, trazendo-lhes maior autonomia no dia-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário