LIVOX: Ato de amor de um pai, dando voz e autonomia aos portadores de deficiências.
Alunas
Carla Adriana Pawelak, 1083961;
Priscila da Silva Stédile, 1028240;
Samira Teles de Moura, 284455.
Polo – Vacaria- RS
Data 05/09/2017
Fonte: http://www.sembarreiras.jor.br/2016/02/16/carlos-pereira-explica-as-origens-do-aplicativo-livox/
O amor de um pai pernambucano, em busca de uma melhor comunicação com sua filha que possui paralisia cerebral, fez com que surgisse o Livox®, um aplicativo que veio para dar voz e autonomia aos portadores de deficiência.
Carlos Pereira, um analista de sistema se deparou com uma triste realidade: a dificuldade de comunicação com sua filha Clara, que por problemas no parto ficou portadora de paralisia cerebral e como milhões de brasileiros não fala por problemas motores e cognitivos. Na época o único aplicativo existente era em inglês e seus desenvolvedores não tinham interesse em entrar no mercado brasileiro. Diante desta situação, Carlos resolveu desenvolver um software, que mais tarde com o auxílio de outros profissionais passou a ser o primeiro software de comunicação alternativa para tablets em Português do Mundo: O Livox®! Ele foi adequado há uma ampla variedade de deficiências o que lhe rendeu o prêmio de melhor aplicativo de inclusão para pessoa com deficiência na etapa brasileira do WSA (World Summit Award) com o devido reconhecimento pela ONU.
Conforme o próprio site da Livox®, ele é um software para tablets Android que permite que as pessoas com deficiência se comuniquem e aprendam. Possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais. Assim, o Livox® é diferente para cada pessoa, com interface diferentes de acordo com o tipo e grau de sua deficiência ou limitação do usuário. Pessoas que sabem ler, pessoas que não conseguem ler, pessoas que podem ver, pessoas que não entendem conceitos abstratos, todos pode utilizar o Livox. Isto abrange pessoas com paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, esclerose múltipla, com sequelas causas por traumatismo cranioencefalico e AVC, e outras deficiências ou doenças que impeçam a comunicação oral.
Com ele pode-se criar conteúdos Educacionais possibilitando ensinar a pessoa com deficiência a ler, escrever a entender conceitos complexos como matemática.
Em questão do nível comunicativo, ele facilita a expressão de necessidades e sentimentos, promovendo também o desenvolvimento da comunicação em cada etapa da língua por meio de imagens, som por associação e frases. Possibilita articulação, fluência e clareza na linguagem. Permite o acesso a novo vocabulário e ao seu uso correto, promove também o conhecimento dos nomes dos objetos e como eles são pronunciados, favorecendo a comunicação oral com base em suas habilidades.
Já na área da aprendizagem pode contribuir de maneira significativa na atenção e concentração, na compreensão de perguntas e instruções, Fortalecendo a memória e as funções executivas do cérebro: memoria, planejamento, resolução de problemas. Promovendo também a compreensão das informações visuais e auditiva recebidas. Contribui para compreensão semântica e de conceitos relacionados ao tempo e espaço. Facilita a identificação da imagem de si mesmo e dos membros de sua família.
O Livox é de fácil utilização, pois ao abrir, a tela apresenta quadrinhos com informações sobre necessidades, emoções, o que comer, brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. É só clicar nos desenhos ou nas fotos que o app “fala” pelo usuário. Ele tanto pode ser utilizado no ambiente familiar quanto no escolar. Apesar de já ter recebido reconhecimento pelas suas contribuições para melhorar a vida dos portadores de deficiência, muitas ainda não tem acesso, ou por falta de conhecimento ou por questões financeiras.
Hoje para Escolas, creches, APAES e ONGS que atendem pessoas com deficiência é possível através de parcerias conseguirem, desconto na aquisição do aplicativo. Mas é preciso que os governantes tendo ciência da importância e do direito da inclusão, sejam sensibilizados para que com politicas públicas facilitem o acesso dos portadores de deficiência ao Livox, e como a própria tradução diz : liberdade em voz alta. Vamos dar voz e autonomia aos portadores de deficiência!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário