O tablet é um recurso tecnológico essencial para despertar interesse nas crianças portadoras de necessidades especiais, pois as mesmas precisam de estímulos constantes. Ele apresenta recursos diferenciados que aumentam a concentração e a participação desses alunos. É uma ferramenta portátil, o que permite a sua utilização tanto em salas de aula regular, quanto em salas de recursos. Por ser touch, ou seja, poder ser movimentado com apenas um dedo, os alunos acabam criando uma afinidade maior, o aparelho emite sons, o que permite também, que o aluno autista se habitue com os mais diversos tipos de som, desde o “barulho” emitido pela atividade, até uma música.
Com esses recursos os alunos autistas poderão ter acesso as mesmas oportunidades que os demais alunos, desenvolvendo sua autonomia e suas habilidades específicas, como por exemplo, o desenvolvimento da linguagem oral e a interação social, pois é uma ferramenta que chama muito a atenção deles. Permitem a exploração de situações, que de outra forma seria muito difícil realizar. Podem, ainda, facilitar a manipulação de objetos, contribuir para a participação ativa e mais bem sucedida em atividades de literatura, através de software educativo adequado às necessidades de aprendizagem de cada um. É possível trabalhar conectado à internet ou não, depende da disponibilidade da escola.
Através de aplicativos específicos, os alunos poderão trabalhar as mais diversas atividades, um jogo da memória chama muito mais a atenção do aluno do que o jogo propriamente dito. O autista entende que nesse caso, precisa ter um cuidado maior, não jogar, não bater, pois se estragar, não vai mais ter.
Possibilitam também que professores e alunos utilizem-se de recursos poderosos, bem como a produção de materiais de qualidade superior aos convencionais, porém é importante ressaltar que o professor deve estar preparado e capacitado para utilizar o recurso.
Mas infelizmente, como tudo, não é um aparelho barato e ainda inviável a utilização para muitos. Raramente as escolas dispõem de muitos equipamentos. Normalmente é um, que faz parte do uso da sala de recursos. Em famílias de classe média e alta, é possível pedir aos pais do aluno portador que adquira um, o que não acontece com famílias de baixa renda.
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