quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TECNOLOGIA O CAMINHO DIGITAL PARA A INCLUSÃO

TECNOLOGIA O CAMINHO DIGITAL PARA A INCLUSÃO
Carla Simone Marques – RU 1195326
Polo – Caxias do Sul
Data: 27/08/17

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Ferramentas tecnológicas estão inovando e trazendo um grande suporte didático a educação inclusiva, empolgando professores e alunos.

O uso de ferramentas tecnológicas tem sido um grande aliado na educação, principalmente quando falamos em educação inclusiva, pois muitas pessoas dependem deste meio para ter acesso a aprendizagem. Esses dispositivos tecnológicos estão transformando as formas de aprendizagem, facilitando a difusão de conhecimentos e informações, além de reconstruir a relação professor e aluno.

Aliar tecnologia à educação especial garantiu o direito de aceso ao conhecimento e potencializou a chance de o aluno com necessidades especiais mostrar seu potencial perante a sociedade. Ela mostrou-se promissora na implementação e consolidação de um sistema inclusivo, pois possui inesgotáveis recursos que facilitam o acesso às informações, conteúdos curriculares e conhecimentos gerais.

Mas tecnologia na educação necessita do professor como aliado para que seja possível criar formas diferentes de ensinar, como experiências com computador, internet, softwares, jogos educativos e tablets. O auxílio didático do professor contribui para uma nova perspectiva ao aprendizado de crianças com necessidades especiais, e esse novo tipo de abordagem chamado de Tecnologia Assistiva passa a promover a acessibilidade e a inclusão digital dos portadores de necessidades educacionais especiais.

São muitos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer para a educação inclusiva, como a possibilidade de um aprendizado diferente, menos individualismo, informação adquirida de forma diferente e assimilada com maior interesse. Essa nova forma de aprender promove a inclusão e a participação, proporcionando maior autonomia, liberdade e qualidade de vida.

Muitas escolas já adotaram esse tipo de ensino aliado a tecnologia, utilizam tablets equipados com softwares de aprendizado e os resultados são muito positivos. Um exemplo que mostra na prática como a tecnologia é uma grande aliada nas aulas com alunos de inclusão acontece na Escola Ismael Chaves, onde a professora do terceiro ano utiliza a Lousa Digital entregue a escola pelo Ministério da Educação, para trabalhar conteúdos de matemática e ciências da natureza de forma mais concreta, atraindo a atenção e atingindo um melhor resultado no desenvolvimento do aluno com Síndrome de Asperger.

Segundo a professora trabalhar os animais e sua classificação com a lousa digital, foi muito produtivo e realizador, pois a cada figura de animal trazido à tela a atenção e o interesse não só do aluno com a síndrome como do restante da turma foi de muito interesse e empolgação com o assunto, a aula transcorreu em ritmo de alegria e de excelente compreensão do conteúdo. Os alunos participavam com uma atenção constante e o aluno de inclusão participou ativamente junto com os colegas.

A mesma situação ocorreu na semana seguinte, com a Lousa Digital sendo utilizada para trabalhar com as figuras geométricas, ver cada figura em 3D e em várias cores e após manusear as mesmas figuras com material concreto trouxe um excelente resultado à compreensão e assimilação do conteúdo. A cada conteúdo introduzido com a lousa, a interação é maior e o desenvolvimento da aprendizagem mais perceptível, O Sistema Solar e o Universo foram explorados com a interação dos alunos e a inclusão ocorreu de forma espontânea, todos interagindo e aprendendo juntos em meio a diversão e assimilação do conteúdo.

Essa experiência deixa claro que este dispositivo tecnológico pode ser incorporado ao plano de aula, não somente para reforçar conteúdos curriculares, mas como grande aliado no desenvolvimento da aprendizagem do aluno de inclusão, dando mais dinamismo para seu processo de ensino e aprendizagem. Essa tecnologia digital oferece uma série de benefícios para os professores e para o aluno que fica mais atento e curioso às aulas, bem como promove a integração e interação entre os alunos.

A tecnologia para a inclusão tornou-se uma ferramenta de auxílio ao professor, trazendo novas formas de aprendizado e desenvolvimento, colocá-las em prática nas escolas, aliada ao processo pedagógico, com certeza trará resultados no avanço escolar da educação inclusiva.





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