TEMOS
DIREITO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO!
Por Fernanda Grazziotin Maschio, RU:1915562
Polo – PAP Caxias do Sul / RS
Data 28/08/2017
“A nova lei que vigorou em 02 de Janeiro de
2016, crianças com qualquer tipo de deficiência será introduzida ao ambiente
escolar”. A Professora Maria do Carmo, trabalha em uma sala de recursos
especiais onde usa da tecnologia como ferramenta para promover uma interação de
forma lúdica contribuindo para o desenvolvimento físico e psíquico, claro que
os benefícios da tecnologia não irão substituir outras práticas de ensino que
também são importantes, tais como; atividades com massinha de modelar e
dobradura com papeis e pinturas.
Há alguns tipos de
tecnologias que para a inclusão, de portadores de necessidades especiais são
muito importantes, tal como a tecnologia assistiva, que é de conhecimento interdisciplinar.
Que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticas e serviços
que promovem a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas
com deficiência, incapacidade ou mobilidades reduzidas, que visam sua
autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Dentro da tecnologia
assistiva, a Play Table (mais conhecida como mesa digital), trás algumas
ferramentas que ajudarão na hora do aprendizado, que são elas: teclado
alternativo, livros e publicações em áudio, planilhas eletrônicas,
sublinhadores e organizadores gráficos, softwares para reconhecimento da fala,
leitores de tela, interpretes em libras e sintetizadores de voz.
A mesa digital é
totalmente interativa e multidisciplinar, visa crianças com idade apartir de
três anos. “Seus aplicativos foram projetados por professores e especialistas
de diversas áreas, para utilizar a linguagem mais adequada às diretrizes do MEC”.
Por sua fácil e simplificada usabilidade de diferentes níveis de aprendizado é
considerada a mais eficaz das tecnologias de inclusão, a play table é uma mesa
com funções digitais, baseada em conteúdos interativos usados para educar e
divertir crianças com quaisquer deficiências motora ou psíquicas, ajudando em
diferentes disciplinas como matemática, ciências, historia, artes e no processo
de alfabetização e letramento. Ex: Como o Livox, o ABC Autismo, Hand Talk,
Adapt, Pois é possível baixar qualquer aplicativo na Play Table (mesa digital),
que a professora tenha a necessidade de fazer seu uso.
A mesa digital também possui
infrared, que é uma tecnologia que reconhece a fala e o toque sendo ele preciso
ou irregular, de objetos como plásticos, metais, feltros, pinceis, voz e movimentos,
tudo vai depender do nível de deficiência e necessidade que esta sendo
trabalhada e a forma com que a professora quer estimular seus alunos das clases
de recursos especiais.
A professora Maria do
Carmo que trabalha com uma turma de recursos especiais da APAE relata que obteve
uma melhora significativa ao usar ao Play Table em sua turma. Relata uma grande
melhora no comportamento de seus alunos, segundo Maria do Carmo, os alunos
estão mais calmos e atentos para qualquer atividade realizada em sala. Mas
lamenta que esse tipo de recurso não esteja sendo usado em muitas salas de
recursos especias como ferramentas de aprendizado pois abrange todos os tipos
de inclusão sendo ela psíquica ou motora, devido o seu alto custo.
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