segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TEMOS DIREITO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO!

TEMOS DIREITO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO!


Por  Fernanda Grazziotin Maschio, RU:1915562
Polo – PAP Caxias do Sul / RS
Data  28/08/2017
                                                                   

                                                                                       

VÍDEO: clique na imagem para assistir.




                                     

                        

                           






                          






                             
                                     (FONTE: Google/ imagem play table, mesa digital)



“A nova lei que vigorou em 02 de Janeiro de 2016, crianças com qualquer tipo de deficiência será introduzida ao ambiente escolar”. A Professora Maria do Carmo, trabalha em uma sala de recursos especiais onde usa da tecnologia como ferramenta para promover uma interação de forma lúdica contribuindo para o desenvolvimento físico e psíquico, claro que os benefícios da tecnologia não irão substituir outras práticas de ensino que também são importantes, tais como; atividades com massinha de modelar e dobradura com papeis e pinturas.

Há alguns tipos de tecnologias que para a inclusão, de portadores de necessidades especiais são muito importantes, tal como a tecnologia assistiva, que é de conhecimento interdisciplinar. Que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticas e serviços que promovem a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidades reduzidas, que visam sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Dentro da tecnologia assistiva, a Play Table (mais conhecida como mesa digital), trás algumas ferramentas que ajudarão na hora do aprendizado, que são elas: teclado alternativo, livros e publicações em áudio, planilhas eletrônicas, sublinhadores e organizadores gráficos, softwares para reconhecimento da fala, leitores de tela, interpretes em libras e sintetizadores de voz.

A mesa digital é totalmente interativa e multidisciplinar, visa crianças com idade apartir de três anos. “Seus aplicativos foram projetados por professores e especialistas de diversas áreas, para utilizar a linguagem mais adequada às diretrizes do MEC”. Por sua fácil e simplificada usabilidade de diferentes níveis de aprendizado é considerada a mais eficaz das tecnologias de inclusão, a play table é uma mesa com funções digitais, baseada em conteúdos interativos usados para educar e divertir crianças com quaisquer deficiências motora ou psíquicas, ajudando em diferentes disciplinas como matemática, ciências, historia, artes e no processo de alfabetização e letramento. Ex: Como o Livox, o ABC Autismo, Hand Talk, Adapt, Pois é possível baixar qualquer aplicativo na Play Table (mesa digital), que a professora tenha a necessidade de fazer seu uso.

          A mesa digital também possui infrared, que é uma tecnologia que reconhece a fala e o toque sendo ele preciso ou irregular, de objetos como plásticos, metais, feltros, pinceis, voz e movimentos, tudo vai depender do nível de deficiência e necessidade que esta sendo trabalhada e a forma com que a professora quer estimular seus alunos das clases de recursos especiais.

A professora Maria do Carmo que trabalha com uma turma de recursos especiais da APAE relata que obteve uma melhora significativa ao usar ao Play Table em sua turma. Relata uma grande melhora no comportamento de seus alunos, segundo Maria do Carmo, os alunos estão mais calmos e atentos para qualquer atividade realizada em sala. Mas lamenta que esse tipo de recurso não esteja sendo usado em muitas salas de recursos especias como ferramentas de aprendizado pois abrange todos os tipos de inclusão sendo ela psíquica ou motora, devido o seu alto custo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário