quarta-feira, 30 de agosto de 2017

SISTEMA FM: INCLUINDO ATRAVÉS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

SISTEMA FM: INCLUINDO ATRAVÉS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Marilda Zen RU: 1253138
Sabrina Zanotto RU: 1396170
Polo –  Uninter - Vacaria RS
Data: 14-08-2017

Fonte: http://coa-scs.com.br/index.php/sistema-fm
 Na atualidade muito tem se falado em inclusão social, em igualdade de educação e direitos para todos independente de ser portador de alguma deficiência, classe social, raça, etc. Neste processo a escola desempenha um papel fundamental na promoção dessas condições. Ela se torna responsável pela apropriação do saber por parte desse indivíduo e para isso deve criar espaço e oportunidades para que isso ocorra. Não é o aluno que deve se adaptar a escola e sim a escola que deve procurar melhorar e se organizar para se adaptar as necessidades de seus alunos. Neste sentido, temos na tecnologia uma grande aliada que pode ajudar a dar passos e saltos significativos nesse processo de incluir todos em um mesmo ambiente. Muitos são os jogos e aplicativos, sites e ferramentas que podem ajudar os professores no seu trabalho diário. Um exemplo de tecnologia que pode ajudar na inclusão é o Sistema de Frequência Modulada (FM), para alunos com deficiência auditiva. Depois de estes poderem contar com o desenvolvimento de equipamentos básicos como os AASI (Aparelhos de Amplificação Sonora Individual), e o IC (Implante Coclear), agora também contam com o Sistema FM que através de um transmissor e um receptor de frequência modulada melhora a qualidade sonora em locais como sala de aula e reuniões fazendo com que os deficientes auditivos se sintam mais inclusos a sociedade e melhora no aprendizado.
Os alunos com deficiência auditiva por muito tempo se sentiram isolados do restante da turma por não conseguir acompanhar com clareza as aulas, porém nos últimos anos os avanços tecnológicos e os diversos debates feitos em torno da inclusão fizeram com que essas desigualdades fossem amenizadas.
Nesse processo a escola aparece como o principal espaço para a inclusão. É na escola que o aluno deficiente poderá conviver com pessoas diferentes, e através desse contato propiciar trocas de informações, trocas afetivas, ou seja trocas que serão muito significativas para o decorrer do seu processo de aprendizagem. Daí a importância de a escola se adaptar as mais diversas necessidades de seus alunos, de lutar por uma educação de qualidade e que seja igualitária para todos.
A tecnologia vem se desenvolvendo em um ritmo cada vez mais acelerado. Um dos grandes beneficiados por esse desenvolvimento são os deficientes auditivos, que depois de contarem com a evolução dos aparelhos auditivos convencionais e os Implantes Cocleares que não são muito eficazes em ambientes ruidosos, agora podem contar com o uso do Sistema FM que melhora muito a qualidade do som que chega até o ouvinte em sala de aula.
Os primeiros modelos dessa tecnologia surgiram em 1996, e na última década vem se aprimorando e se desenvolvendo. O Sistema FM é um sistema de envio de informações sonoras sem fio que permitem que o sinal seja captado pelo microfone do transmissor e sejam enviados diretamente ao aparelho auditivo, eliminando os prejuízos da informação auditiva causados pela distância da fonte e ruído de fundo. O som é captado por um microfone e enviado por meio de frequência modulada para um receptor que deverá ser conectado ao aparelho auditivo do aluno. Isso melhora muito a relação sinal/ruídos e com isso envia um sinal mais claro possível direto para a orelha. Fatores externos como distância da fonte sonora, ruído e eco prejudicam a compreensão de qualquer pessoa e ainda mais das que possuem deficiência auditiva, e é nesses casos que percebemos a grande vantagem de se usar os Sistemas FM.
Devido a sua grande importância o Sistema FM foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses, e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde (SUS). Para receber o kit as crianças e jovens de 5 a 17 anos deverão respeitar os seguintes critérios: possuir deficiência auditivas e ser usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual e/ou Implante Coclear; possuir domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento; estar matriculado no e Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio; apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimento de falas no silêncio. Um dos motivos de o Sistema FM ter sido incluído ao SUS é pelo seu valor ser alto. Segundo pesquisas no Brasil ele custa entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00.
Entre as principais vantagens de utilizar o Sistema FM é que ele supera a questão da distância, é de fácil adaptação, melhora a audibilidade da fala no ruído e eco e o ruído de fundo não atrapalha tanto. Entre as desvantagens estão a voz do professor muito forte que pode causar desconforto, vergonha por parte de alguns alunos, de utilizar o aparelho, dificuldade de pais e professores de manusear o equipamento e resistência por parte dos professores por achar que os alunos não precisam ou por não quererem assumir tal responsabilidade.

Com a experiência e os relatos de usuários deixa claro que as vantagens do uso do Sistema FM são muito maiores que as desvantagens. Melhoras significativas podem ser observadas no aprendizado dos alunos que utilizam esse equipamento, fazendo com que essas crianças e jovens se sintam inclusos na sociedade.

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