Tecnologia Facilitando a
Alfabetização e a Inclusão
Laís Boeira Trevisan, 1346805
Renata Soares Teixeira, 1368235
Uninter
– Vacaria RS
Data:
22/08/2017
Fonte:
Relato de experiência – uso de tecnologia assistiva – CAP – UERJ.
Matheus
utilizando o teclado parcialmente tampado.
Na cidade de Macaé RJ, residia Matheus 16 anos,
que cursava o 5º ano de uma Escola Municipal Jofre Frossard, com histórico
escolar de repetência; onde o professor Raul Ferraz responsável pelos alunos do
AEE (Atendimento Educacional Especializado) verificou que o aluno Matheus tinha
dificuldade em aprender informações básicas, tais como: data de nascimento,
idade, domínio da escrita e leitura.
O professor Raul Ferraz através de relatos de
sua mãe e com ajuda de outros profissionais: oftalmologistas, neurologistas e
psicopedagogos, diagnosticaram que o mesmo possuía baixa visão e significativo
atraso cognitivo e psicomotor, tendo dias em que se apresentava elétrico e
outros apático.
A coordenadoria de deficiência visual do
município acompanhou o percurso educacional de Matheus e orientou o uso de
tecnologia para facilitar a alfabetização e o letramento do aluno com uso de
teclas. A coordenação motora de Matheus não favorecia um posicionamento dos
dedos sobre o teclado, e o mesmo se perdia na localização das teclas; para
resolver o problema o professor pegou uma folha de papel e dobrou-a até
conseguir deixa-la mais dura, com uma parte dobrada de forma que encaixasse nas
lacunas entre as teclas e deixou apenas uma de teclas sob domínio manual do
aluno, após ele trabalhar a linha do A ao Ç trocaram a folha de linha e
cobriram aquela já trabalhada; com isso ele começou a dominar o teclado e
avançou no aprendizado.
Com esse avanço foi inserido o jogo letravox
(um jogo do dosvox que produz através da digitação o som das letras) para que
ele conseguisse fixar ainda mais o som das letras e utiliza-las com maior
facilidade, melhorando sua compreensão das letras e associação ao som. Outro
jogo utilizado foi letrix (jogo das palavrinhas), no que influenciou
diretamente a escrita de palavras, tais como: seu nome e o nome de pessoas que
trabalharam com ele nesse processo.
Atualmente, Matheus já identifica as letras
através do som de cada uma delas e também como as sílabas são formadas e suas
respectivas vogais, vem trabalhando com textos pequenos com leitura digital,
sua capacidade de abstração foi aumentando gradativamente e assim conseguindo
progredir seu aprendizado.
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