quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Tecnologia Facilitando a Alfabetização e a Inclusão





Tecnologia Facilitando a Alfabetização e a Inclusão 

Laís Boeira Trevisan, 1346805
 Renata Soares Teixeira, 1368235
 Uninter – Vacaria RS

 Data: 22/08/2017




Fonte: Relato de experiência – uso de tecnologia assistiva – CAP – UERJ.
Matheus utilizando o teclado parcialmente tampado.

Na cidade de Macaé RJ, residia Matheus 16 anos, que cursava o 5º ano de uma Escola Municipal Jofre Frossard, com histórico escolar de repetência; onde o professor Raul Ferraz responsável pelos alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) verificou que o aluno Matheus tinha dificuldade em aprender informações básicas, tais como: data de nascimento, idade, domínio da escrita e leitura.
O professor Raul Ferraz através de relatos de sua mãe e com ajuda de outros profissionais: oftalmologistas, neurologistas e psicopedagogos, diagnosticaram que o mesmo possuía baixa visão e significativo atraso cognitivo e psicomotor, tendo dias em que se apresentava elétrico e outros  apático.
A coordenadoria de deficiência visual do município acompanhou o percurso educacional de Matheus e orientou o uso de tecnologia para facilitar a alfabetização e o letramento do aluno com uso de teclas. A coordenação motora de Matheus não favorecia um posicionamento dos dedos sobre o teclado, e o mesmo se perdia na localização das teclas; para resolver o problema o professor pegou uma folha de papel e dobrou-a até conseguir deixa-la mais dura, com uma parte dobrada de forma que encaixasse nas lacunas entre as teclas e deixou apenas uma de teclas sob domínio manual do aluno, após ele trabalhar a linha do A ao Ç trocaram a folha de linha e cobriram aquela já trabalhada; com isso ele começou a dominar o teclado e avançou no aprendizado.
Com esse avanço foi inserido o jogo letravox (um jogo do dosvox que produz através da digitação o som das letras) para que ele conseguisse fixar ainda mais o som das letras e utiliza-las com maior facilidade, melhorando sua compreensão das letras e associação ao som. Outro jogo utilizado foi letrix (jogo das palavrinhas), no que influenciou diretamente a escrita de palavras, tais como: seu nome e o nome de pessoas que trabalharam com ele nesse processo.
Atualmente, Matheus já identifica as letras através do som de cada uma delas e também como as sílabas são formadas e suas respectivas vogais, vem trabalhando com textos pequenos com leitura digital, sua capacidade de abstração foi aumentando gradativamente e assim conseguindo progredir seu aprendizado.



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