quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO


O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO
Aluna: Vanessa Liamara Klein Lambert          RU: 1650171
Polo:  PAP Caxias do Sul/ RS
Data: 25/08/2017


 










                                                              Fonte: imagem do aplicativo handtalk
As Escolas do estado de São Paulo utilizam o aplicativo hand talk como uma ferramenta que auxilia a tradução digital para a língua de sinais brasileira (libras).
No Brasil há um grande índice de deficientes auditivos que precisam de auxílio para se comunicar, pensando nessa comunicação foram criados sinais para que houvesse a compreensão do que o surdo queria. Esses sinais segundo a Universidade Luterana do Brasil (2009 p. 20) “é a libras uma língua de sinais usada pelos surdos brasileiros”. Diante da criação de sinais e do alfabeto que traduzem as libras, foram criadas ferramentas tecnológicas para auxiliar na tradução entre surdo e ouvinte.
Como o deficiente surdo precisa de auxílio para se comunicar, três jovens empreendedores de Alagoas criaram o aplicativo hand talk com o objetivo de minimizar as barreiras da comunicação trazendo inclusão do deficiente auditivo no contexto escolar e social.
O aplicativo hand talk criado pelos três empreendedores é um aplicativo que pode ser instalado em tabletes e celulares. O aplicativo é uma ferramenta que reconhece três tipos de informação, textos, imagens, sons e ainda auxilia a comunicação, traduzindo em tempo real qualquer palavra ou frase, em português, para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Toda tradução de sinais do aplicativo ocorre pela mediação do interprete Hugo, através de sua tradução a vida de muitas pessoas na sociedade e no meio educacional mudou.
Com o desenvolvimento do aplicativo hand talk o deficiente surdo consegue se comunicar e entender o que o ouvinte fala, pois o interprete Hugo traduz tudo. Diante dos benefícios que o aplicativo hand talk trouxe para o deficiente surdo à escola do estado de São Paulo. Juscelino utiliza o aplicativo como uma ferramenta pedagógica para a inclusão e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo.
Como o aplicativo hand talk é uma ferramenta pedagógica gratuita de fácil manuseio a escolaJuscelino disponibilizou para o 3o do Ensino Fundamental o aplicativo para auxiliar um alunosurdo na interação e no desenvolvimento da aprendizagem.
durante as aulas do 3o ano do Ensino Fundamental a professora Ana incentivava o aluno surdo no desenvolvimento, usando aplicativo como um facilitador do processo de aprendizagem. Com a mediação do aplicativo durante as aulas de língua portuguesa a professora Ana consegue auxiliar o aluno na sua alfabetização.
Com o uso do aplicativo Ana “notou um grande avanço no desenvolvimento do aluno, pois o que antes era difícil do aluno surdo compreender o alfabeto, agora se tornou fácil”. Com o auxilio do aplicativo o aluno se tornou capaz, alegre, pois conseguiu desenvolver seu aprendizado e se comunicar com o amigo e com a professora.
Fonte: Atividades de alfabetização
O hand talk trouxe para o aluno surdo muitas vantagens, inclusão, comunicação e o desenvolvimento de seu aprendizado. Graças ao aplicativo o aluno pode se comunicar a qualquer momento seja na escola, casa ou na rua. O aplicativo é gratuito e de fácil manuseio, pode ser instalado tanto em tabletes como em celulares. Além dessas vantagens o aplicativo ainda possui acesso a toda plataforma sem necessitar de acesso a internet. Diante de todas essas vantagens o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão é essencial para que se possa trazer a comunicação, o desenvolvimento da aprendizagem e o mais importante à alegria do aluno em se sentir incluído e capaz de realizar qualquer atividade.

Fonte: Universidade Luterana do Brasil. Libras. (org.). Ulbra. – Curitiba: Ibpex, 2009.


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