O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO
Aluna: Vanessa Liamara Klein
Lambert RU: 1650171
Polo:
PAP Caxias do Sul/ RS
|
Fonte:
imagem do aplicativo handtalk
As Escolas do estado de São
Paulo utilizam o aplicativo hand talk como uma ferramenta que auxilia a
tradução digital para a língua de sinais brasileira (libras).
No Brasil há um grande
índice de deficientes auditivos que precisam de auxílio para se comunicar,
pensando nessa comunicação foram criados sinais para que houvesse a compreensão
do que o surdo queria. Esses sinais segundo
a Universidade Luterana do Brasil (2009 p. 20) “é a libras uma língua de sinais
usada pelos surdos brasileiros”. Diante da criação de sinais e do alfabeto que
traduzem as libras, foram criadas ferramentas tecnológicas para auxiliar na
tradução entre surdo e ouvinte.
Como o deficiente surdo precisa de auxílio
para se comunicar, três
jovens empreendedores de Alagoas criaram o aplicativo hand talk com o objetivo de minimizar as barreiras da
comunicação trazendo inclusão do deficiente auditivo no contexto escolar e
social.
O aplicativo hand talk criado
pelos três empreendedores é um aplicativo que pode ser instalado em tabletes e
celulares. O aplicativo é uma ferramenta que reconhece três tipos de
informação, textos, imagens, sons e ainda auxilia a comunicação, traduzindo em
tempo real qualquer palavra ou frase, em português, para Libras (Língua
Brasileira de Sinais). Toda tradução de sinais do aplicativo ocorre pela mediação
do interprete Hugo, através de sua tradução a vida de muitas pessoas na
sociedade e no meio educacional mudou.
Com o desenvolvimento do
aplicativo hand talk o deficiente surdo consegue se comunicar e entender o que
o ouvinte fala, pois o interprete Hugo traduz tudo. Diante dos benefícios que o
aplicativo hand talk trouxe para o deficiente surdo à escola do estado de São
Paulo. Juscelino utiliza o aplicativo como uma ferramenta pedagógica para a
inclusão e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo.
Como o aplicativo hand
talk é uma ferramenta pedagógica gratuita de fácil manuseio a escolaJuscelino
disponibilizou para o 3o do Ensino Fundamental o aplicativo para
auxiliar um alunosurdo na interação e no desenvolvimento da aprendizagem.
durante as aulas do 3o
ano do Ensino Fundamental a professora Ana incentivava o aluno surdo no desenvolvimento,
usando aplicativo como um facilitador do processo de aprendizagem. Com a
mediação do aplicativo durante as aulas de língua portuguesa a professora Ana consegue
auxiliar o aluno na sua alfabetização.
Com o uso do aplicativo Ana
“notou um grande avanço no desenvolvimento do aluno, pois o que antes era difícil
do aluno surdo compreender o alfabeto, agora se tornou fácil”. Com o auxilio do
aplicativo o aluno se tornou capaz, alegre, pois conseguiu desenvolver seu
aprendizado e se comunicar com o amigo e com a professora.
O hand talk trouxe para
o aluno surdo muitas vantagens, inclusão, comunicação e o desenvolvimento de
seu aprendizado. Graças ao aplicativo o aluno pode se comunicar a qualquer
momento seja na escola, casa ou na rua. O aplicativo é gratuito e de fácil
manuseio, pode ser instalado tanto em tabletes como em celulares. Além dessas
vantagens o aplicativo ainda possui acesso a toda plataforma sem necessitar de
acesso a internet. Diante de todas essas vantagens o uso de ferramentas
tecnológicas com alunos de inclusão é essencial para que se possa trazer a
comunicação, o desenvolvimento da aprendizagem e o mais importante à alegria do
aluno em se sentir incluído e capaz de realizar qualquer atividade.
Fonte: Universidade
Luterana do Brasil. Libras. (org.).
Ulbra. – Curitiba: Ibpex, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário