segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Escola em Vacaria com inovação em sistema FM para surdos.

Escola em Vacaria com Inovação em sistema FM para surdos
Aluno:
Ivete Borghetti Alves - RU 1567362
Sirlei Borghetti Zanotto - RU 1567372
Enedina de Lourdes Lara - RU 1817505
Nadia Teresinha Machado - RU 1801254
Polo - Vacaria
Data: 28/08/2017
   

                                                      


Fonte: Próprio Autor

Alunos com deficiência auditiva são atendidos em uma escola na cidade de Vacaria, Município do Rio Grande do Sul. Alunos com idade de 12 e 16 anos cursando o Ensino Médio.
Quando se fala em educação de surdos, deve-se rever as metodologias existentes em relação a esse assunto, e para incluir um aluno surdo na escola comum, ela precisa dispor de recursos que tornem viável o processo de inclusão, tendo para isso material concreto e visual que sirva de apoio para garantir a assimilação de conceitos novos.
A professora que tem vivenciado essa situação e trabalha com esses alunos utiliza de sistemas de comunicação alternativos como uso de tecnologias disponíveis hoje.
Uma das tecnologias usadas nessa escola de Vacaria é chamada de “A tecnologia do FM”, ou seja, ``Frequência modulada´´ e trata aqui de uma opção individual, onde o aluno adapta um pequeno microfone no pescoço e acrescenta uma peça no aparelho que utiliza.
O som do ambiente deixa de ser captado, dando foco exclusivamente a voz da professora. Isso permite que o aluno, sem ouvir outros ruídos e sons, tenha facilidades de ouvir oque à professora diz.
Com isso o aluno desenvolve o seu aprendizado acompanhado os demais alunos em sala de aula. A vantagem do uso do aparelho e que ele escuta o que a professora fala e pode interagir com a mesma, isso aumenta sua alto estima e consequentemente o aprendizado e desenvolvimento do aluno acontecem de forma clara e objetiva.
O preço dessa tecnologia FM é alta, mas o SUS fornece, basta para isso acessar instituições credenciadas pelo Sistema Único de Saúde, lembrando que, por uma politica de âmbito nacional todo deficiente auditivo tem direito.
Para isso o aluno deve estar matriculado no Ensino Fundamental | e || e, ou Ensino Médio, apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimentos de fala no silêncio. 

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