Escola em Vacaria com Inovação em sistema FM para
surdos
Aluno:
Ivete Borghetti Alves
- RU 1567362
Sirlei Borghetti
Zanotto - RU 1567372
Enedina de Lourdes
Lara - RU 1817505
Nadia Teresinha
Machado - RU 1801254
Polo - Vacaria
Data: 28/08/2017



Fonte: Próprio Autor
Alunos com deficiência auditiva são atendidos em uma
escola na cidade de Vacaria, Município do Rio Grande do Sul. Alunos com idade
de 12 e 16 anos cursando o Ensino Médio.
Quando se fala em educação de surdos, deve-se rever as
metodologias existentes em relação a esse assunto, e para incluir um aluno
surdo na escola comum, ela precisa dispor de recursos que tornem viável o
processo de inclusão, tendo para isso material concreto e visual que sirva de
apoio para garantir a assimilação de conceitos novos.
A professora que tem vivenciado essa situação e
trabalha com esses alunos utiliza de sistemas de comunicação alternativos como
uso de tecnologias disponíveis hoje.
Uma das tecnologias usadas nessa escola de Vacaria é
chamada de “A tecnologia do FM”, ou seja, ``Frequência modulada´´ e trata aqui
de uma opção individual, onde o aluno adapta um pequeno microfone no pescoço e
acrescenta uma peça no aparelho que utiliza.
O som do ambiente deixa de ser captado, dando foco exclusivamente
a voz da professora. Isso permite que o aluno, sem ouvir outros ruídos e sons,
tenha facilidades de ouvir oque à professora diz.
Com isso o aluno desenvolve o seu aprendizado
acompanhado os demais alunos em sala de aula. A vantagem do uso do aparelho e
que ele escuta o que a professora fala e pode interagir com a mesma, isso aumenta
sua alto estima e consequentemente o aprendizado e desenvolvimento do aluno
acontecem de forma clara e objetiva.
O preço dessa tecnologia FM é alta, mas o SUS fornece,
basta para isso acessar instituições credenciadas pelo Sistema Único de Saúde,
lembrando que, por uma politica de âmbito nacional todo deficiente auditivo tem
direito.
Para isso o aluno deve estar matriculado no Ensino
Fundamental | e || e, ou Ensino Médio, apresentar desempenho em avaliação de
habilidades de reconhecimentos de fala no silêncio.
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