INOVAÇÕES INCLUSIVAS
Por: Luana Curtarelli Nardi - 1796727
![]() |
Fonte: Google Cardboard. |
No próximo dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo, essa data foi criada em 2008 e serve como alerta para as barreiras de acessibilidade que ainda afligem os portadores de deficiência auditiva. Por isso iremos abordar nas próximas reportagens casos de escolas no Brasil que estão estimulando a capacidade de inclusão social através da tecnologia.
A tecnologia traz para as instituições uma importante função, pois dá acesso ao conhecimento, ao relacionamento interpessoal e ao convívio. Ela também possibilita que pessoas com diferentes dificuldades se desenvolvam no mesmo ritmo, eliminando as barreiras que estamos enfrentando por décadas em relação a uma educação igualitária para todos.
No interior do Rio grande do Sul uma professora de história com parceria do grupo escolar, resolveu inovar e tornar suas aulas mais dinâmicas e inclusivas para todos os alunos, em especial aos portadores de deficiências auditivas. Ela passou a implementar "O ambiente virtual" em suas aulas, possibilitando aos alunos uma viajem pelos lugares históricos do mundo, trabalhando então matérias sobre a história antiga e moderna. A realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.
![]() |
Fonte: Imagens registradas a partir do sistema “Realidade virtual”. |
A tecnologia é capaz de estimular a criatividade de alunos e de professores, transformando as aulas em momentos de criação de conhecimento em vez de apenas transmissão. Assim os alunos surdos ou mudos podem interagir com igualdade com esse sistema nas aulas, usufruindo de suas formas sensórias e de percepções, assim como seus colegas.
A diretora da escola afirma que o investimento foi baixo, e de grande retorno, ela lembra também que por ser uma escola pública o dinheiro foi doado pelo Corpo de Pais e Mestres, CPM. As turmas do ensino médio mostram-se animadas e satisfeitas com essa nova implementação e a Diretora afirma que deverá migrar para o uso de outras disciplinas.
A professora abordou que Alexander Graham Bell, inventor do telefone, Jonathan Swift, escritor do romance “As Viagens de Gulliver” e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton possuem uma característica em comum, além de destaque no cenário mundial: têm deficiência auditiva. Assim como eles, os estudantes surdos também devem ser incentivados e incluídos e assim planejar um futuro, e são com pequenas atitudes como essas que podemos cada vez mais incluir e aproximar os alunos de uma igualdade.
Para saber mais sobre o Google Cardboard assista os video a seguir disponíveis no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário