Por Greici Brochetto Lorandi – RU:
1791572; Mara Vanaz Vachi – RU: 1791586
Polo – Caxias do Sul - RS
Data: 25/08/2017
Fonte:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Amor e Caridade
A Escola Estadual de
Ensino Fundamental Amor e Caridade, localizada em São Marcos – RS, recebeu
nesse ano letivo um estudante surdo-mudo. Frente a isso foi em busca de
alternativas para agilizar a comunicação desse com os demais colegas e
professores. Foi assim que estudantes e professores tiveram o conhecimento do
aplicativo Hand Talk. Segundo a
coordenadora pedagógica da instituição, senhora Marta, “esse aplicativo está
sendo um sucesso em sala de aula. Até mesmo os pais dos estudantes nos procuram
para obter maiores informações sobre ele. Ele veio para nos auxiliar nesse
processo de adaptação e acolhimento do João.”
A situação vivenciada pela
escola de São Marcos não é exclusiva, afinal, a cada dia há mais inclusão de
estudantes com necessidades especiais em salas de aula regulares. “Hoje,
contamos com ambientes escolares onde estudantes com as mais variadas
necessidades especiais convivem de forma harmônica com os demais”, destaca a
diretora da instituição de ensino. A inclusão já está presente nas escolas de
todo o país, porém nem sempre é fácil para os docentes darem conta dessa nova função.
Isso porque nem sempre possuem preparo para tal. Para auxiliá-los nessa tarefa,
podem contar com o auxílio das tecnologias.
Entre essas novas
alternativas de melhor atender os estudantes com necessidades especiais surgem
as muitas novidades trazidas das tecnologias de informação. Atualmente há uma
vasta gama de sites, jogos online e aplicativos para smartphone e tablet que
vem ao encontro das necessidades docentes. Um desses aplicativos é o Hand Talk.
Esse aplicativo se destina
a pessoas surdas e tem por objetivo inclui-las nas mais variadas situações,
independente de escolares ou não. Ele traduz simultaneamente dados da língua
portuguesa para a língua de sinais - LIBRAS. Ele é, portanto, um intérprete
virtual. Hugo é a denominação dada ao personagem que realiza as traduções. Hugo
atende a comandos de voz, imagens, textos e fotos, convertendo em tempo real os
conteúdos para LIBRAS. Além de ofertar a comunicação auxilia na aprendizagem da
Língua Brasileira de Sinais.
Na Escola Amor e Caridade
esse aplicativo obteve resultados positivos na escolarização de João. João
sente-se acolhido e integrado. A família do menino vê na escola uma auxiliadora
nesse processo. “João já passou por duas escolas e nunca conseguiu se adaptar.
Aqui ele vem feliz. Todos os colegas estão sempre próximos dele graças a esse
aplicativo que a escola descobriu. Eu estou bem feliz com tudo isso.”
Os docentes da escola se
engajaram ativamente na proposta do uso do aplicativo. Todos os docentes o
empregavam em suas aulas, mas foi em Língua Portuguesa que o aplicativo teve
maior destaque, afinal a docente não só o usou como um tradutor para LIBRAS,
mas também fez todo um estudo sobre a mesma. A titular da turma de João,
professora Tatiana, destaca que o trabalho contribuiu muito para a aprendizagem
de João. Ela percebeu que os estudantes de sua turma – 5º ano B – começaram a
ver João com outros olhos. Não mais como um deficiente, mas como um colega como
os demais que podia realizar e interagir com todos e como todos.
Tatiana, radiante, coloca
que não somente percebeu aceitação de João, mas também todas as conquistas
cognitivas e afetivas desenvolvidas depois da utilização do aplicativo Hand Talk. “Vi que meus alunos, passaram
a aceitar e acolher muito melhor os diferentes. Nunca tive alunos dessa faixa
etária, em torno de 10 anos, tão receptivos e engajados na luta pela
igualdade.”
Uma dificuldade enfrentada
pela escola está sendo a internet e liberação desse sinal para os estudantes. A
escola localiza-se em uma área afastada do centro da cidade, local onde o sinal
da internet não é estável. Porém com empenho da comunidade escolar essa
situação está prestes a ser superada. Essa realidade é vivida não apenas por
essa escola, mas por muitas outras, o que pode ser um empecilho para a
implantação desse recurso.
Essa descrição é mais uma
prova de que é possível unir as tecnologias a favor da educação. Com empenho,
dedicação e vontade de todos é possível termos escolas humanas e abertas a
todos, estimulando o respeito mútuo e a aceitação de todos, independentemente
das dificuldades de cada um.
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