sexta-feira, 25 de agosto de 2017

HAND TALK,: AUXILIANDO A EDUCAÇÃO

Por Greici Brochetto Lorandi – RU: 1791572; Mara Vanaz Vachi – RU: 1791586
Polo – Caxias do Sul - RS
Data: 25/08/2017


 Fonte: Escola Estadual de Ensino Fundamental Amor e Caridade

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Amor e Caridade, localizada em São Marcos – RS, recebeu nesse ano letivo um estudante surdo-mudo. Frente a isso foi em busca de alternativas para agilizar a comunicação desse com os demais colegas e professores. Foi assim que estudantes e professores tiveram o conhecimento do aplicativo Hand Talk. Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, senhora Marta, “esse aplicativo está sendo um sucesso em sala de aula. Até mesmo os pais dos estudantes nos procuram para obter maiores informações sobre ele. Ele veio para nos auxiliar nesse processo de adaptação e acolhimento do João.”
A situação vivenciada pela escola de São Marcos não é exclusiva, afinal, a cada dia há mais inclusão de estudantes com necessidades especiais em salas de aula regulares. “Hoje, contamos com ambientes escolares onde estudantes com as mais variadas necessidades especiais convivem de forma harmônica com os demais”, destaca a diretora da instituição de ensino. A inclusão já está presente nas escolas de todo o país, porém nem sempre é fácil para os docentes darem conta dessa nova função. Isso porque nem sempre possuem preparo para tal. Para auxiliá-los nessa tarefa, podem contar com o auxílio das tecnologias.
Entre essas novas alternativas de melhor atender os estudantes com necessidades especiais surgem as muitas novidades trazidas das tecnologias de informação. Atualmente há uma vasta gama de sites, jogos online e aplicativos para smartphone e tablet que vem ao encontro das necessidades docentes. Um desses aplicativos é o Hand Talk.
Esse aplicativo se destina a pessoas surdas e tem por objetivo inclui-las nas mais variadas situações, independente de escolares ou não. Ele traduz simultaneamente dados da língua portuguesa para a língua de sinais - LIBRAS. Ele é, portanto, um intérprete virtual. Hugo é a denominação dada ao personagem que realiza as traduções. Hugo atende a comandos de voz, imagens, textos e fotos, convertendo em tempo real os conteúdos para LIBRAS. Além de ofertar a comunicação auxilia na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais.
Na Escola Amor e Caridade esse aplicativo obteve resultados positivos na escolarização de João. João sente-se acolhido e integrado. A família do menino vê na escola uma auxiliadora nesse processo. “João já passou por duas escolas e nunca conseguiu se adaptar. Aqui ele vem feliz. Todos os colegas estão sempre próximos dele graças a esse aplicativo que a escola descobriu. Eu estou bem feliz com tudo isso.”
Os docentes da escola se engajaram ativamente na proposta do uso do aplicativo. Todos os docentes o empregavam em suas aulas, mas foi em Língua Portuguesa que o aplicativo teve maior destaque, afinal a docente não só o usou como um tradutor para LIBRAS, mas também fez todo um estudo sobre a mesma. A titular da turma de João, professora Tatiana, destaca que o trabalho contribuiu muito para a aprendizagem de João. Ela percebeu que os estudantes de sua turma – 5º ano B – começaram a ver João com outros olhos. Não mais como um deficiente, mas como um colega como os demais que podia realizar e interagir com todos e como todos.
Tatiana, radiante, coloca que não somente percebeu aceitação de João, mas também todas as conquistas cognitivas e afetivas desenvolvidas depois da utilização do aplicativo Hand Talk. “Vi que meus alunos, passaram a aceitar e acolher muito melhor os diferentes. Nunca tive alunos dessa faixa etária, em torno de 10 anos, tão receptivos e engajados na luta pela igualdade.”
Uma dificuldade enfrentada pela escola está sendo a internet e liberação desse sinal para os estudantes. A escola localiza-se em uma área afastada do centro da cidade, local onde o sinal da internet não é estável. Porém com empenho da comunidade escolar essa situação está prestes a ser superada. Essa realidade é vivida não apenas por essa escola, mas por muitas outras, o que pode ser um empecilho para a implantação desse recurso.

Essa descrição é mais uma prova de que é possível unir as tecnologias a favor da educação. Com empenho, dedicação e vontade de todos é possível termos escolas humanas e abertas a todos, estimulando o respeito mútuo e a aceitação de todos, independentemente das dificuldades de cada um.

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